O Senhor nos deu as virtudes para que as colocássemos em prática
Deram-me um livro de vida monástica e, aos poucos, eu fui lendo para ter noção do que se tratava. Chamou-me à atenção o fato de o autor, que é monge, dizer que existem dois carismas que Deus deu para todos, e eu fiquei curioso para saber quais eram eles. O primeiro é o carisma de perdoar os erros, as falhas e os pecados dos irmãos; o segundo é o louvor, ou seja, cantar as maravilhas de Deus, cantar os grandes feitos d’Ele.
Esses dois carismas parecem coisas contraditórias, e são mesmo! Por um lado, proclamar as maravilhas e os grandes feitos do Senhor; por outro, perdoar os erros, as dívidas e os pecados dos irmãos.
O autor do livro afirma: “Sem esses dois dons básicos, nós não nos abrimos para os demais dons do Espírito Santo”. O Pai-Nosso em latim é: “Perdoai as nossas dívidas”, ou seja, há uma dívida, e é o perdão que salda essas faltas. É um dom do Espírito Santo: perdoar o devedor.
Quem deve algo, está devendo para mim, para a comunidade, para o nosso grupo, está devendo para a Igreja e para a sociedade. O que ele fez é errado. Ele tem uma dívida, pois prejudicou alguém. Mas o grande dom, que vem direto de Deus, é o perdão das dívidas e dos devedores, que são nossos irmãos. Por essa razão, o Senhor está nos chamando a viver esses dons de forma especial.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário