quarta-feira, 29 de julho de 2015

Momento Certo = Kairós = Tempo de Deus

Foto de Liturgia Diária e Orações por Morgana Pereira.

 


PAZ E BEM!!!

Nunca reclame do que não tem, mas exalte sempre o que tem.
Assim, você encontrará grandeza nas pequenas coisas.

Pe. Marcelo Rossi
Momento Certo = Kairós = Tempo de Deus!!!







Santo do Dia - 29.07.2015

Foto de Liturgia Diária e Orações por Morgana Pereira.

Santa Marta, modelo ativo de quem acolhe
 


É considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas
Hoje lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa “senhora”.
No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: “… Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa” (Lc 10,38).



Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro.
A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Bethânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à evangelização. Santa Marta é considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas.

Santa Marta, rogai por nós!

Homilia Diária - 29.07.2015




Acolha o Senhor em sua casa

Faça da sua casa uma casa para Jesus estar, um ambiente tão agradável que o Senhor goste de estar nela, um lugar para acolhê-Lo!

“Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa” (João 11, 20).



Ao celebrarmos hoje o dia de Santa Marta, nós queremos exaltar a família dos amigos de Jesus, os três irmãos: Marta, Maria e Lázaro. Havia poucos dias que Lázaro havia falecido e Jesus vai ao encontro dessa família a qual Ele tanta ama.
Marta se coloca de pé e vai ao encontro do Senhor para manifestar sua confiança e amor pelo Mestre. E Maria fica em casa, recolhida, como é próprio do temperamento dela. Marta é mais expansiva e Maria é mais recolhida; Marta é mais serviçal e Maria, mais atenciosa. Virtudes ricas e não contraditórias que se complementam e se entrelaçam entre si. E não é que Jesus diga com isso que Maria é melhor que Marta; Ele afirma que aquele que serve e se entrega deve saber escutar e contemplar; e aquele que diz algo deve silenciar e saber ouvir.
Marta é, para nós, exemplo da discípula que sempre aprende mais com o seu Senhor. Primeiro porque ela ama o Senhor de todo o coração e por isso a sua casa é a casa do Senhor, é a casa em que Ele se hospeda, é a casa em que Ele fica. Da mesma forma, Jesus quer se hospedar e quer ficar em sua casa, quer ser íntimo da sua casa. É preciso que você se torne amigo do Senhor, afinal de contas, se há uma casa em que gostamos de ficar é na casa dos amigos, onde o ambiente nos faz bem. Não precisa ser uma casa luxuosa, cheia de comodidade, pode ser a mais simples das casas, mas, por ser uma casa de amigos, aquele ambiente nos faz bem demais.
Faça da sua casa uma casa para Jesus estar. Faça da sua casa um ambiente tão agradável que o Senhor goste de estar nela, um lugar para acolhê-Lo! A casa em que Jesus gosta de estar é a casa que O escuta acima de tudo, a casa que Lhe dá atenção e O serve. Servir Jesus é servir bem o próximo, o sofredor e aquele que tanto necessita.
A casa de Marta é a casa de Jesus! Que a sua casa seja também a casa do Senhor!
Deus abençoe você!

Foto de Liturgia Diária e Orações por Morgana Pereira.


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.




Liturgia Diária - 29.07.2015





Primeira Leitura (1Jo 4,7-16)
Leitura da Primeira Carta de São João.

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.
9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito.
14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

 


Responsório (Sl 33)

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda a angústia.
— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
— Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada.

 


Evangelho (Jo 11,19-27)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Ou (escolhe-se um dos evangelhos)

Evangelho (Lc 10,38-42)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”.
41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


sábado, 11 de julho de 2015

Momento Certo = Kairós = Tempo de Deus


PAZ E BEM!!!

Que o Ontem nos sirva de experiência O amanhã de esperança, Mas o hoje sirva como O Melhor Presente de Deus em Nossas Vidas...

Pe. Marcelo Rossi
Momento Certo = Kairós = Tempo de Deus!!!





Mensagem - Pe Zezinho, scj (O Carisma da Abrangência)


O carisma da abrangência

Há vantagens em ter um supermercado ou um armazém de secos e molhados. Há mais em oferta. Quem tem loja especializada num só artigo tem menos oferta. Acabará supervalorizando o pouco que oferece. Talvez seja disso que Paulo falava ao dizer que há carismas maiores e menores. E que o amor, a caridade é a virtude maior. Abrange mais!

É desagradável saber que este ou aquele veículo não se preocupa com a formação de seus comunicadores. Faz como o partido que aceita qualquer político como candidato! Comunicadores que não se preocupam em aprender e melhorar dicção, conteúdo, linguagem e abrangência deveriam ser cobrados pela emissora. Ou melhora, ou cai fora!

Alguns se repetem demais. Dia após dia o que se ouve é sempre a mesma coisa. Um locutor depois do outro oferece mais do mesmo. A emissora não diversifica. Está contente com a sua audiência. Isso, até o dia em que se instala na cidade uma que diversifica e abrange!

Os que ficam no estreito ângulo de movimento de Igreja e não dão abertura a outros católicos igualmente iluminados, às vezes até mais ricos de conteúdo porque são teólogos, sociólogos, pedagogos, psicólogos e antropólogos. Algumas emissoras não se importam nem um pouco em dar aos seus ouvintes ou espectadores maior cultura e maior conhecimento. Dão uma hora por dia a um jovem que nem sequer leu o Catecismo da Igreja, mas é do grupo, e não abrem espaço para o padre que fez doutorado em Teologia, porque o padre não é do dito movimento e é de outra linha de Igreja! Falta de abertura, falta de catolicidade, falta de abrangência prejudica a catequese da Igreja.



Caíram na mesmice, não podem ser elogiados, precisam repensar a sua comunicação. Com tantos documentos da Igreja sobre exposição, tantos livros, oportunidades de evangelizar mais amplamente. Todos os dias repetem sempre a mesma coisa. Pode ser incompetência ou preguiça mental.

Admirados e elogiados sejam os diretores que exigem melhor preparo de seus comunicadores. Elogiados sejam os seus comunicadores que visivelmente melhoram sua comunicação a partir do momento que se conscientizam de que deveriam dar mais conteúdos eclesial abrangente dos seus ouvintes ou telespectadores.

O verbo é "citar", precisam aprender bem as musicas pelo conteúdo doutrinário, a citar adequadamente documentos da Igreja do Brasil e do mundo e a citar pensadores católicos. Os que entenderam isso estão comunicando cada dia mais é melhor.Os que se negam a fazê-lo estão cada dia mais marcando passo e escorregando na mesmice. Com tantos livros a sua disposição não os usam porque não querem.










Pe Zezinho, scj



Mensagem - Pe. Zezinho, scj



Pessoas superficiais

Havia um rapaz extremamente superficial, à maneira da musa "Eco". Esta, segundo a mitologia grega, foi condenada a repetir tudo o que ouvia, porque superficial que era, não tinha ideias próprias. O sujeito em questão acreditava ser bafejado pela sorte. Era lindo e irresistível. Cativava! Charmoso e bonito, não precisaria cavar fundo em nada. Contava com a sorte e a sua, assim pensava ele, irresistível beleza. Acharia ouro na superfície, petróleo na superfície, diamantes na superfície. Por isso, cavava um pouco. Se não achasse ouro em pouco tempo, ele ia embora. Se não achasse diamantes na primeira semana, largava tudo. Tinha sorte. Acharia em outro lugar! Perseverar não era com ele. Estudar e especializar-se, menos ainda! Se não chegasse ao petróleo na primeira perfuração ia embora fazer outros buracos.

Como seus buracos eram superficiais, nada encontrava. Um dia ficou tristíssimo, quando um amigo seu, aproveitando-se de um lugar abandonado por ele, cavou mais tempo, foi mais fundo e achou ouro. Começou a lamentar a própria sorte. -

-Eu estive lá e como é que eu não achei? E disse o amigo: -Porque você não é paciente e não profundo, eu sou paciente e sou profundo. Eu sabia que, mais cedo ou mais tarde, encontraria o que buscava. Você apostou muito na sorte. Ignorou a virtude da perseverança.


Moral da estória: Pessoas superficiais desistem depressa demais. Deveriam buscar menos sorte e mais perseverança. Foi Jesus quem disse que quem perseverasse até o fim seria salvo ( Mt 24,13) Quem não descobriu o verbo perseverar, ainda não descobriu o verbo viver.










Pe. Zezinho, scj







Mensagem - Carta aos amigos





Carta aos amigos

O que é ser ou ter um amigo de verdade?

Aquele que o é, ou o tem, entende essa questão e sabe que é possível apenas descrever os contornos do que é amizade. Como ela é essencialmente divina, não tem e sua essência arrematada por meras palavras. Assim, a mais bela explicação sobre amizade não revela nada além de sua superfície. Porém, mesmo sendo a sua superfície, possui magníficos encantos, que rendem boas palavras.

Ser amigo é sempre dizer as verdades imprescindíveis, ainda que elas possam fazê-lo ser odiado. E você correrá esse risco gratuitamente: não precisara se sentir convocado nem recompensado. Será como o sol, cujo fulgor clareia o caminho dos outros, sem cobrar nada por isso.

Se existe alguém que o escuta quando precisa desabafar seus sentimentos, ele pode ser seu amigo. Ele não o compreende, acha que você está soltando asneira, mas mesmo assim continua ao seu lado, ouvindo-o com atenção, excelente! Hoje em dia, amigo assim é difícil. Embora ele não absorva exatamente o que você diz, o mais importante não falta, que é o pleno respeito por seus sentimentos, e a certeza de que ele se importa mesmo com você.

Têm-se os amigos do trabalho, os de estudo, os que são companhia para festa, os que rendem uma boa conversa. Valorize todos como jóias de Deus, tendo assim um tesouro de grande valia. E, como num tesouro, uma jóia pode se destacar mais, pode haver aquele amigo cuja amizade agrade mais. Muitos amigos passarão como cometas, mas, se você bem cultivar essa amizade, então terá um amigo-estrela. Porque ele deixará uma marca indelével na sua vida. Tal como uma estrela no seu lugar, você sempre saberá onde encontrá-lo, ao passo que os amigos-cometa continuarão passando fortuitamente, simplesmente passando.

Entregue sempre seus amigos a Deus. As amizades que dele emergiram retornam a ele a ceda momento. Agradeça, reze e peça as bênçãos de Deus para seus amigos. A amizade só existirá de verdade se Deus for a sua fonte. Porque nele está a origem de tudo que é necessário para que ela se torne a melhor possível. Deus é a fonte inesgotável da humildade, da atenção e do amor, que devem existir entre os amigos. Sim, meus amigos, procurem mais a Deus em nome de suas amizades... Ah! E tenham um feliz Dia do Amigo!


Daniel Barbosa de Lima


Mensagem - Seja generoso


Seja generoso

Existem momentos na vida
em que tudo parece desabar.
Nesses instantes,
você pode adotar certas atitudes,
como, por exemplo,
perdoar a si mesmo e a todos
os que o magoaram;
estender a mão a quem precisa;
ir ao cinema, ler um bom livro
ou ir à igreja.
Lembre-se de suas qualidades
e capacidades, pense no que já conseguiu.
Seja generoso
com você mesmo e com os demais.
Não esqueça de voltar-se para Deus



Meditação
Seja bondoso com você mesmo.
Só assim você pode amar os demais.


Confirmação
“Eu penso que os sofrimentos
do tempo presente não têm proporção
com a glória que há
de ser revelada em nós”
(Rm 8,18).


Rosemary de Ross


Mensagem - Pensamento do dia

Pensamento do dia

Mais que tudo, precisamos da graça de Deus, como precisamos do respiro para a vida.
Padre Alberione

Mensagem - Palavra do Dia






Palavra do Dia

Deus converte o mal em bem.  Gn 49,29-32; 50, 15-26a

Os irmãos de José lhe fizeram um mal. Deus transformou em bem. Também o mal, que muitas vezes nos atinge com a sua força, está condenado a perder. O amor vence tudo. Busquemos também hoje converter o negativo em positivo. Cada situação difícil se tornará uma oportunidade para amar. Parar no negativo é aumentar o mal. Busquemos fazer o bem.







Santo do Dia - 11.07.2015





        São Bento, vida de oração e meditação

Abade vem de “Abbá”, que significa pai, e isto o santo de hoje bem soube ser do monaquismo ocidental. São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império.

Diante da decadência – também moral e espiritual – o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.

A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e da prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima “Ora et labora”. Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de São Bento ter entrado no céu com 67 anos.

São Bento, rogai por nós!



Homilia Diária - 11.07.2015




Nosso único referencial é Jesus Cristo

Nosso único referencial é Jesus Cristo. Longe d’Ele, o orgulho, a autossuficiência e a soberba tomam conta de nosso coração e perdemos a meta e o referencial.

“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor” (Mateus 10, 24).

Algumas vezes, nós não entendemos por que a nossa vida é cheia de espinhos, de sofrimentos e tormentos e temos a impressão de que Deus não está conosco, ao nosso lado. O que nós precisamos é ter o referencial e não perder a referência, porque, se a perdermos, tudo o mais ficará confuso dentro de nós.

A Palavra de Deus nos diz isto: “O discípulo não está acima do mestre, basta ser como o seu mestre” (Mateus 10, 25). Então o referencial do discípulo é sempre o seu mestre, ele não tira o olhar deste, não quer ficar abaixo, não pode ser menos que seu mestre, mas também não passa por cima dele para ser mais do que o mestre e aparecer mais que este, porque, senão, ele se perde pela estrada. E, assim, o orgulho, a autossuficiência e a soberba tomam conta de seu coração e ele vai perdendo a meta e o referencial.

Deixe-me dizer uma coisa ao seu coração: mantenha seus olhos fixos em Jesus, não tire d’Ele o seu olhar e o seu coração. Quando olhamos para a vida do Senhor e nos iluminamos por Suas palavras, a nossa vida se torna mais iluminada!



Num primeiro momento, em nossa caminhada, nós nos colocamos abaixo do Mestre porque queremos aprender com Ele, que nos conquista e nos puxa para sermos d’Ele. E desse modo nós vamos aprendendo com Ele e chega a um ponto em que queremos ser como Ele, viver a vida d’Ele em nós e clamar e viver como São Paulo: “Já não sou eu; é Cristo que vive em mim” (Gálatas 2, 20).

Contudo, depois de um tempo, achamos que já aprendemos muito, que já vivemos tudo e, sem que percebamos, vamos deixando o orgulho espiritual crescer em nós e nos tornando arredios à Palavra de Deus, porque já a conhecemos e nos achamos capazes de nos virar, de viver sozinhos, porque cremos que já aprendemos tudo de Deus.

No entanto, o conhecimento de Deus nunca nos basta, d’Ele nunca aprenderemos tudo; do Senhor seremos sempre devedores e sedentos de aprender muito mais! Por isso o discípulo deve ficar aos pés do seu Mestre para aprender a ser como Ele e nunca ser mais do que Ele. Estar acima da medida é orgulho e soberba. Muitas pessoas se afogam, se perdem, muitos que eram do Senhor deixam de sê-lo, porque tiraram os olhos d’Ele. Não é para nós, para as pessoas, para este ou para aquele para quem nós trabalhamos ou a quem nós servimos. O nosso único referencial é Cristo Jesus e d’Ele nós não queremos tirar o nosso olhar!

Deus abençoe você!





Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Liturgia Diária - 11.07.2015



Primeira Leitura (Gn 49,29-32;50,15-26a)
Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, Jacó transmitiu as suas ordens a seus filhos, dizendo: 49,29“Eu vou juntar-me ao meu povo; sepultai-me com meus pais na gruta de Macpela, que está no campo de Efron, o hitita, 30defronte de Mambré, no país de Canaã. É a gruta que Abraão comprou a Efron, o hitita, junto com o campo, como propriedade funerária. 31Lá foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher, ali se sepultaram também Isaac e sua mulher Rebeca; e foi lá que sepultei Lia”.

32Quando Jacó acabou de dar suas instruções aos filhos, recolheu os pés sobre a cama e morreu; e foi reunido aos seus. 50,15Ao verem que seu pai tinha morrido, os irmãos de José disseram entre si: “Não aconteça que José se lembre da injúria que padeceu, e nos faça pagar todo o mal que lhe fizemos”.

16E mandaram dizer-lhe: “Teu pai, antes de morrer, ordenou-nos 17que te disséssemos estas palavras: ‘Peço-te que esqueças o crime de teus irmãos, e o pecado e a maldade que usaram contra ti’. Nós pedimos, pois, que perdoes o crime dos servos do Deus de teu pai”.

Ouvindo isto, José pôs-se a chorar. 18Vieram seus irmãos e prostraram-se diante dele, dizendo: “Somos teus servos”. 19Ele respondeu: “Não tenhais medo. Sou eu, porventura, Deus? 20Vós pensastes fazer mal contra mim. Deus, porém, converteu-o em bem, para dar vida a um povo numeroso, como vedes presentemente. 21Não temais: eu vos sustentarei e a vossos filhos”.

E assim os consolou, falando-lhes com doçura e mansidão. 22E José ficou morando no Egito, com toda a família de seu pai, e viveu cento e dez anos. 23José viu os filhos de Efraim até a terceira geração, e os filhos de Maquir, filho de Manassés, que José também recebeu sobre seus joelhos.

24José disse a seus irmãos: “Eu vou morrer. Deus vos visitará e vos fará subir deste país para a terra que ele jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó”. 25Depois de tê-los feito jurar e de ter dito: ‘Quando Deus vos visitar, levai daqui os meus ossos convosco’, 26aJosé morreu, completando cento e dez anos de vida.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Responsório (Sl 104,1-7)

— Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá.
— Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá.

— Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos. Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas.
— Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus. Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face.
— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.



Evangelho (Mt 10,24-33)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!

26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!

29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.

32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



sexta-feira, 10 de julho de 2015

Mensagem - Ter Esperança



 

Ter esperança

“A esperança é a última que morre.”
Ter esperança significa
lutar com perseverança,
esforço e coragem.
Acredite na própria capacidade,
dedique-se com afinco
às suas atividades
e confie em Deus.
Esforce-se e lute
por tudo o que deseja alcançar.


Meditação
Faça a sua parte
e coloque-se nas mãos de Deus.


Confirmação
“Feliz o homem que põe no Senhor
sua esperança”
(Sl 40[39],5a).


Rosemary de Ross







Palavra do Dia


Quem perseverar até o fim, esse será salvo.  
Mt 10,16-23
Deus não nos criou para o fracasso ou para o desânimo. Os desafios exigem mais que força de vontade. Pedem fidelidade e perseverança. Quem entra na aventura de amar encontrará também a incompreensão e até mesmo perseguições. O Amor permite ir além. As grandes conquistas exigem grande empenho. Vale a pena investir na vida para a eternidade.




Mensagem - Pensamento do dia




Pensamento do dia

Com a humildade a pessoa entra na intimidade de Deus; é favorecida com dons especiais de Deus.
Padre Alberione

O cristão não pode ficar na mediocridade




O cristão deve, antes de tudo, deve decidir-se sair da mediocridade

Nós, católicos brasileiros, geralmente somos da “coluna do meio”, não nos comprometemos com nenhum lado, ou seja, não servimos a Deus inteiramente nem ao mundo, ficamos “em cima do muro”.

Precisamos nos resolver, não podemos ficar nessa mediocridade, porque “mediocridade” vem da palavra “média”; e como diz o Apocalipse: “…ou sois frios, ou sois quentes; os mornos serão vomitados”.








Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova.





Santo do Dia - 10.07.2015


                Santo Olavo, o santo rei da Noruega



Hoje a Igreja nos convida a contemplar a vida de Santo Olavo, o santo rei da Noruega.

Nascido em 995 numa família real, Olavo mostra-nos com sua vida que a santidade não escolhe profissão, nem posição social, pois ela não vêm sobre classes, mas sim em corações abertos à Graça de Cristo. Aconteceu que o jovem Olavo foi para a Inglaterra numa expedição e assim pôde conhecer Jesus, o Cristianismo e ser batizado, isto em 1014. Ao voltar para a casa, Olavo, que era herdeiro do trono, encontrou o falecimento do pai e usurpadores do reino.

Assim teve Olavo de assumir o trono e submeter os inimigos pelo combate. Quando esteve no poder, Santo Olavo buscou a santidade como rei; sem deixar de fazer de tudo para levar Deus aos súditos, por isso, procurou acabar com o paganismo, construir igrejas e trazer sacerdotes da Inglaterra para evangelizar seu povo. Todos os esforços de Olavo para submeter a Noruega ao Rei dos reis e Senhor dos senhores encontraram êxitos e barreiras, ao ponto do santo rei ter que ficar por um tempo exilado e ao voltar foi vítima de um conflito armado em 1030.

Santo Olavo, rogai por nós!



Homilia Diária - 10.07.2015

O Espírito nos conduz a testemunhar o amor de Deus

O Espírito nos conduz a testemunhar o amor de Deus. Não precisamos brigar nem condenar ninguém. O que precisamos é testemunhar o nosso amor para com Deus e a nossa convicção evangélica!

“Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós” (Mateus 10, 20).


A Palavra de Deus hoje, como nosso sustento e nosso alimento, nos ensina a lidar com as contradições, as contrariedades e as perseguições pelas quais passaremos por causa do Reino de Deus. Testemunhar Jesus diante dos homens, diante do mundo e das situações em que vivemos não é uma tarefa simples nem fácil. Isso porque, muitas vezes, nos sentimos sozinhos e abandonados e parece que a Palavra de Deus não tem sentido no mundo em que estamos, porque ninguém quer saber dela.



Contudo, o nosso conforto nos vem do alto! A primeira coisa que precisamos ter em mente é que não estamos sozinhos: Deus está conosco, o Seu Espírito está em nós. Deus guia, protege, ilumina e direciona aqueles que são d’Ele, para que sejam sal, fermento, luz e testemunhas do Seu amor até mesmo diante dos tribunais humanos.

Nós não precisamos nos preocupar com o fato de ter de ir para os tribunais dos governos e assim por diante, porque já existem muitos tribunais no meio dos homens nos quais somos julgados, condenados e não aceitos muitas vezes. Mas o mais importante é permanecermos firmes e fiéis às nossas convicções.

Não precisamos brigar nem condenar ninguém! O que precisamos é testemunhar o nosso amor para com Deus e a nossa convicção evangélica! E se haverão de nos perseguir, nos julgar e até nos condenar, não deveremos nos preocupar nem com o que vamos falar, porque o Espírito do Pai virá a nós, está em nós e também falará por nosso intermédio, como ensina a Palavra.

Pedro foi aos tribunais, foi julgado; os apóstolos foram açoitados. Enfim, viver o Evangelho, em todos os tempos, significa levar até as últimas consequências o amor a Jesus Cristo!

Não temer, não ter receio e não se intimidar com nada disso é ter a convicção e a certeza de que Deus está conosco, de que Seu Espírito está em nós, de que Seu Espírito nos conduz e nos leva a testemunharmos ao mundo que o amor d’Ele é maior!

Deus abençoe você!




Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.



Liturgia Diária - 10.07.2015





Primeira Leitura (Gn 46,1-7.28-30)
Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 1Israel partiu com tudo o que tinha. Ao chegar a Bersabeia, ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai, Isaac. 2Deus falou a Israel em visão noturna, dizendo-lhe: “Jacó! Jacó!” Ele respondeu: “Aqui estou!” 3E Deus lhe falou: “Eu sou Deus, o Deus de teu pai: não tenhas medo de descer ao Egito, pois lá farei de ti uma grande nação. 4Eu mesmo descerei contigo ao Egito e te reconduzirei de lá quando voltares; e é José que te fechará os olhos”.

5Jacó levantou-se e deixou Bersabeia, e seus filhos o puseram, com as crianças e as mulheres, sobre os carros que o Faraó enviara para os transportar. 6Levaram, também, tudo o que possuíam na terra de Canaã; e foram para o Egito, Jacó com toda a sua família, 7com seus filhos e netos, suas filhas e toda a sua descendência.

28Jacó enviou Judá na frente para avisar José e fazê-lo vir ao seu encontro em Gessen. E chegaram à terra de Gessen. 29José mandou atrelar seu carro e subiu a Gessen ao encontro do pai. Logo que o viu, lançou-se ao seu pescoço e, abraçado a ele, chorou longamente. 30Israel disse a José: “Agora, morrerei contente, porque vi a tua face e te deixo com vida”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Responsório (Sl 36)

— A salvação vem de Deus!
— A salvação vem de Deus!

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança.
Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.
— O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. Não serão envergonhados nos maus dias, mas nos tempos de penúria, saciados.
— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos. Os malfeitores hão de ser exterminados, e a descendência dos malvados destruída.
— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.



Evangelho (Mt 10,16-23)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.

21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Mensagem - Reflexão


 
A FILEIRA DE ZEROS

 
Um rapaz foi, todo feliz, contar a São Felipe Néri que encontrara a noiva dos seus sonhos. O santo sacerdote, grande amigo da juventude, deu-lhe os parabéns e perguntou pelas qualidades da sua eleita. O rapaz foi enumerando:
- É muito rica. Pertence à alta sociedade.
Felipe escreveu um zero no papel. O rapaz não entendeu aquele zero. Talvez o padre estivesse rabiscando alguma coisa enquanto escutava. Continuou:
- É muito bonita. Um encanto de mulher.
São Felipe escreveu um zero atrás do primeiro.
O rapaz começou a ficar encabulado. Mas não comentou. E continuou:
- Está cursando Faculdade. Forma-se este ano.
Outro zero. E assim uma fileira de zeros a cada qualidade que o rapaz mencionava. “O que o padre quer dizer com tanto zero?” Arrematou dizendo:
- Minha noiva é muito religiosa e muito responsável.
São Felipe deu um suspiro de alívio e colocou o algarismo “1” na frente dos zeros. Agora sim, todas as qualidades da jovem adquiriram valor real.

Palavra de vida: Ninguém se iluda! ... pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus (1Cor 3,19)

Mensagem - Pe. Zezinho, scj

O autor do Universo



A Criação é dom gratuito de Deus, mas pode ser lógico. Podemos entendê-la como consequência natural do amor que Deus é (1 Jo 4,8). A tendência da água que não para de jorrar é transbordar e não conter em si. O amor de Deus não para de jorrar. É mais do que plausível ver o gigantesco Universo como um ato de transbordamento do amor infinito de Deus, que criou e vai continuar criando, porque o amor é essencialmente criador.
É impossível acreditar em Deus e ao mesmo tempo negar que Ele tenha sido o autor do Universo. Ele até já existiu sem o Universo, muito antes do nascer da primeira luz (Jo 1,1-2). Mas a partir da Criação é impossível imaginar Deus sem pensar na sua Obra. Por isso, o vemos como Pai e Criador. Não é apenas Pai do Filho eterno. É pai de tudo e de todos. Um pai continua pai, mesmo que seu filho morra ou vá embora. Se o filho agisse como não filho, o pai talvez até poderia agir como não pai, mas no caso do Criador, não pode agir como não pai ou não Criador. Vai contra a essência de Deus. Ele é essencialmente Pai e Criador.
Se eu não estivesse vivo, não estaria havendo da minha parte este raciocínio, até porque não existiria. O fato de eu existir, supõe que houve alguém antes de mim. Meu pai, minha mãe e antes dos meus pais houve outros e outros e outros, até que chegamos a este Outro de quem tudo veio. A doutrina da causa primeira entre os cristãos e, consequentemente, entre os católicos, é de que Deus é a causa primeira: todos os outros seres são efeito desta causa primeira. Eu posso ser uma causa para o outro, mas eu sou efeito de outro. Eu venho de alguém que é anterior a mim e me criou. Mas o conceito de criação só faz sentido, se cremos no Deus que "nos" criou e não apenas no Deus que "me" criou.
A fé na Criação só faz sentido se colocarmos isso no plural. Ele nos criou uns para os outros, uns entre os outros. Então, o primeiro sinal de que alguém entendeu a catequese cristã é quando diz que Deus nos criou e só depois disso, é que diz também me criou. O motivo de eu crer, não é porque Deus me criou, mas é porque Deus nos criou. Eu faço parte de um projeto gigantesco do Deus que é criador. Estou no Universo e se não o encarar com inteligência e respeito, serei um marginal.
Toda vez que usarmos a palavra Criação, lembremo-nos da palavra nós, e entenderemos melhor o projeto de Deus. Quem sabe respeitaremos aquela pequena árvore que nasceu no jardim da Praça Quinze. Ele também a criou.
Oremos para entendermos estas coisas.











Pe. Zezinho, scj






Mensagem - Pe. Zezinho, scj

Perdoa-me se eu orar errado



Oro sem saber orar. Falo contigo, a quem eu nunca vi, cuja voz jamais ouvi e cuja presença às vezes não sinto. A Ti, a quem nós que seguimos Jesus chamamos de Pai. Não entendendo o mistério de um só Deus que é três pessoas eu falo da minha vontade de conhecer-te e de aprender a falar contigo. Nem sempre sei o que dizer, e não sei dizer o que sinto. Meus diálogos contigo padecem do meu limite de não saber conversar com alguém que nunca vi.

Assim sendo, perdoa-me, se eu orar errado; se disser coisas que não correspondem aos fatos, ou se me referir a Ti de maneira errada ou inconveniente. Acontece que não sei como és, não conheço o som da tua voz e vivo da fé que recebi dos meus antepassados, fé que a Igreja me oferece. Não sei crer sozinho. Preciso de outros para desenvolver e expressar a minha fé. Mas os outros também não sabem tudo. Então, cremos e oramos como sabemos e dentro dos nossos limites.

É o meu primeiro pedido: que me ensines a falar contigo. Ainda não sei me dirigir a Ti. Mentiria se dissesse que sei.










Pe. Zezinho, scj









Mensagem - Cada instante uma oportunidade


Cada instante uma oportunidade

 

Hoje, você é convidado
a analisar como aproveita seu tempo.
Procure fazer de cada instante uma oportunidade
para planejar um futuro de segurança,
paz e harmonia.
Aproveite os momentos de lazer
para repor as energias e renovar as forças;
trabalhe, leia, estude
e assuma responsabilidades.
Nunca é tarde demais para recomeçar.
Sobre isso, é muito pertinente
esta frase de João Paulo II:
“Olhar o passado com gratidão,
viver o presente com paixão
e ver o futuro com esperança”.


Meditação
Cada instante é o momento ideal
para rever as atitudes
e recomeçar!


Confirmação
“Os olhos de todos em ti esperam
e tu lhes forneces o alimento na hora certa”
(Sl 145[144],15).


Rosemary de Ross