Liturgia Diária da Palavra é um blog onde todos os dias serão postados a liturgia, homilia, santo do dia, mensagens, vídeos e muitos mais!
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
Sorrindo Pra Vida com Márcio Mendes
Palavras de misericórdia em nossos lábios
A Palavra meditada hoje está em II Timóteo 2,23-25:
"Evita as discussões tolas e descabidas, sabendo que geram rixas. Ora, não convém que o servo do Senhor viva discutindo, mas que seja manso para com todos, pronto para ensinar, paciente. Com brandura, ele deve instruir os opositores, pois talvez Deus lhes conceda que se convertam, reconheçam a verdade e voltem à sensatez, livrando-se do laço do diabo, que os apanhou e sujeitou à sua vontade"
"Mesmo que a verdade esteja do nosso lado, é com brandura que devemos corrigir as pessoas", orienta Márcio.
Esse é o maior conselho que o Senhor nos dá: “Evitem as discussões tolas”. Quando discutimos por algo banal, há sempre destruição de sentimentos, pois as brigas geram rixa e introduzem o rancor dentro do coração.
Se não evitarmos as discussões, elas vão acontecer; e todos perdem quando o coração está dividido. Esse conselho, de maneira espiritual, é para quem é de Deus, para aquele que segue Jesus. Quem caminha com o Senhor precisa ser caridoso e amável. Mesmo que a verdade esteja ao nosso lado, é com brandura que devemos corrigir as pessoas. Elas precisam escutar, por meio de nós, a voz de Deus e voltar para os caminhos d'Ele.
A Palavra do Senhor nunca nos faz tolos ou alienados, mas despertos para a verdade. Para viver bem com as pessoas, precisamos,muitas vezes, fechar nossos olhos para não pecar. Fechar os olhos é não os fixar no que estamos vendo.
Num mundo erotizado em que vivemos, devemos aprender a fechar nossos olhos para não cairmos em tentação. Devemos nos silenciar até mesmo em relação às críticas que damos às outras pessoas, pois nem sempre elas são construtivas.
Quem é de Cristo precisa ter sabedoria para viver. Olhando para dentro de nossos relacionamentos, devemos lutar para não cometer erros. Qual o filho que não erra? É por isso que existem os pais na vida de seus filhos, para corrigi-los com mansidão. Todos nós queremos conquistar a admiração das pessoas, mais do que isso, devemos conquistar a afeição delas.
Quantos dizem: “Eu sei que as pessoas não gostam de mim”. Saiamos do nosso comodismo e conquistemos as pessoas. Não devemos abrir mão de nossos valores para agradar as pessoas, mas mudemos as limitações em nós, mudemos nossa teimosia para coisas ruins e troquemos para a perseverança em lutar para ser melhor.
Precisamos ter compaixão daqueles que nos cercam. Sejamos misericordiosos! A chance de exercermos a misericórdia é nos esforçarmos para "deixar passar a situação" quando o outro errar. Não façamos o mal contra quem errou. Só temos a ganhar por sermos misericordiosos.
Façamos o bem a todos. Fazer o bem é a certeza de conquistarmos o coração das pessoas. Para sermos queridos devemos agir como pessoas de bem. Sejamos honestos, íntegros, respeitosos com todos e, sobretudo, bondosos. Praticar o bem deve ser um projeto de vida para nós. É com educação e carinho que os grandes homens da humanidade conquistaram as pessoas.
Devemos corrigir sempre com mansidão. As pessoas são sensíveis, ferem-se com facilidade; por isso, tenhamos jeito para falar com elas. Lembremo-nos sempre que são pessoas como nós e, muitas vezes, o que é falado na brincadeira instrui melhor que a cara “carrancuda”.
O que vale a pena é construirmos um bom relacionamento com aquele que amamos. Que o Espírito Santo nos ajude a fechar os olhos nas causas de nossa vida, que não nos levam pra Deus e toque em nossos lábios para que aprendamos a corrigir.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário