terça-feira, 27 de março de 2018

Deus pode mudar todas as situações

Quando você acredita, o poder de Deus pode agir
O poder de Deus é maior do que qualquer resistência, mas Ele respeita a liberdade; Ele não a viola. Pelo contrário, deseja que aconteça um encontro. Sim, um encontro pessoal e único entre você e Ele, o Senhor.
Se você ainda não teve esse encontro, você precisa tê-lo. Precisa resistir ao homem velho que insiste em não acreditar. Quando você acredita, o poder de Deus pode agir. Do contrário, o próprio poder de Deus é retido.
É preciso o encontro de sua fé com o poder de Deus, que é maravilhoso, isso é necessário se dar como um abraço entre duas pessoas.
Aplique o poder de sua fé nas situações intransponíveis da vida.
Qual é o impossível de sua vida? É uma doença crônica, humanamente incurável? Pode ser que você se sinta impotente diante da bebida. Se você acredita no poder de Deus, aí sim Ele pode agir.
Todos esses problemas têm solução. Lembre-se: se as situações ou as pessoas não mudarem, em Deus você encontrará forças para superar.
Deus o abençoe!










Seu irmão,Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova.









Santo do Dia - 27.03.2018




São Ruperto, grande apóstolo da Baviera

São Ruperto evangelizou a muitos, fazendo a Boa Nova chegar às altas autoridades
O santo de hoje foi um grande apóstolo da Baviera, Alemanha. A pedido do rei, foi convidado a evangelizar a França, e fez este belo trabalho. Após ser eleito bispo, a corte da Baviera o chamou, convidando-o também a evangelizar aquelas terras. Juntamente com o apoio do rei pôde ter o apoio de muitos religiosos, inclusive de sua irmã, que também era consagrada.
São Ruperto evangelizou a muitos, fazendo a Boa Nova chegar às altas autoridades, ao ponto do sucessor do rei já ser evangelizado. Antes de sua última Santa Missa, sua irmã ouviu sua oração de entrega: “Pai, em Tuas mãos eu entrego o meu espírito”. Em toda sua vida, e também na morte, viveu entregue a Deus.
São Ruperto, rogai por nós!


Homilia Diária - 27.03.2018

A Eucaristia nos purifica a cada dia
A Eucaristia é para nos santificar, transformar-nos e colocar-nos em comunhão com Deus e não com o mal

“Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: ‘Em verdade, em verdade, vos digo, um de vós me entregará’” (João 13,21).

No contexto daquela Ceia final, na qual Jesus estava com Seus discípulos, Ele anunciava uma das coisas que mais doíam em Seu coração. O coração de Jesus estava profundamente comovido e entristecido, porque Ele sabia quem caminhava com Ele, sabia quem chegaria com Ele até aquele momento final.
Até o momento final, Deus espera que saíamos dos espíritos confusos que nos separam d’Ele, que fazem de nós pessoas traidoras. Quando Jesus anunciou que um dos apóstolos O trairia, não se referia àquele momento, mas é porque já O traía, já servia mais ao dinheiro do que a Deus.
A Palavra diz que, naquele momento da Ceia, Satanás entrou no coração de Judas, quando ele recebeu um pedaço de pão. Não é porque recebemos a Eucaristia, porque tomamos do Corpo e Sangue do Senhor que o inimigo não age em nós. Estamos, muitas vezes, celebrando a Eucaristia, participando da mesa do Senhor e permitimos que o espírito entre em nós, espire em nós, coloque em nós os sentimentos de traição a Jesus.



Judas tinha um coração dividido, portanto, não deixemos que o nosso coração se divida, não deixemos que a Eucaristia seja causa de condenação para nós, pelo contrário, em cada Eucaristia celebrada busquemos a fidelidade a Jesus, não deixemos que espíritos perturbadores, que servem os nossos desejos carnais, as nossas ambições humanas, movam as nossas atitudes de discípulos de Jesus.
Trair Jesus não é ter tentações, dificuldades, problemas ou fraquezas, e sim, colocar a “mão no pão” e servir ao mal, aos nossos maus pensamentos, maus sentimentos e más inclinações. A Eucaristia é para nos santificar, transformar-nos e colocar-nos em comunhão com Deus e não com o mal. Que a Eucaristia nos santifique e nos purifique a cada dia.
Deus abençoe você!



Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.








Liturgia Diária, 27 de Março de 2018.


Semana Santa
Cor litúrgica: roxo


Primeira leitura: Isaías 49, 1-6
Leitura do livro do Profeta Isaías:

1Nações marinhas, ouvi-me; povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: “Tu és o meu servo, Israel, em quem serei glorificado”. 4E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. 5E, agora, diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor, esta é a minha glória. 6Disse ele: “Não basta seres meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra”.
- Palavra do Senhor 
- Graças a Deus




Salmo 70 (71)
- Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor, que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!
R: Minha boca anunciará vossa justiça.
- Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.
R: Minha boca anunciará vossa justiça.
- Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.
R: Minha boca anunciará vossa justiça.
- Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude e até hoje canto as vossas maravilhas.
R: Minha boca anunciará vossa justiça.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 13, 21-33.36-38
- Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
- Salve, ó rei, obediente ao Pai; vós fostes levado para ser crucificado omo um manso cordeiro é conduzido à matança;

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. 23Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?” 26Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27Depois do pedaço de pão, satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”. 28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: “Compra o que precisamos para a festa” ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. 31Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo e o glorificará logo. 33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”. 36Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde”. 37Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo, o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.
- Palavra da Salvação

- Glória a Vós, Senhor


segunda-feira, 26 de março de 2018

Santo do Dia - 26.03.2018



São Bráulio, bispo em Saragoça

São Bráulio foi um fecundo escritor e grande pastor, escolhido para bispo em Saragoça

O santo de hoje, foi bispo de 631 a 651.

Nasceu em uma família muito sensível à vontade do Senhor: uma irmã foi para a vida religiosa e tornou-se abadessa. Outro irmão foi para uma Abadia e outro, chegou a bispo.

Depois de entrar para uma vida de oração e contemplação numa abadia, Bráulio conheceu em Sevilha Santo Isidoro, escritor e santo.

Fecundo escritor e grande pastor, São Bráulio foi escolhido para bispo em Saragoça, participando ativamente em três Concílios de Toledo.

São Bráulio, rogai por nós!





Homilia Diária - 26.03.2018



O nosso referencial é Jesus
O nosso referencial é Jesus que está nos pobres, nos doentes, nos sofredores, na humanidade em que vivemos

“Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo” (João 12,3).



Maria é aquela que colocava-se aos pés de Jesus; Marta estava servindo e Lázaro estava junto à mesa. Maria colocava-se aos pés do Mestre dando tudo o que ela tinha: seu amor, seu coração, seus sentimentos, seus afetos, seus bens materiais. O perfume mais caro que se poderia ter, ela colocou sobre os pés do Mestre Jesus.

Maria é a discípula que rende-se ao Mestre, é a discípula que apaixonada por Jesus, entrega todo o seu coração. Do mesmo lado estão os discípulos de Jesus, mas um deles chama a atenção, porque ele acha escandaloso aquilo que Maria está fazendo: um perfume caro sendo colocado nos pés de Jesus. E num falso espírito de cuidado aos pobres, mas que era uma hipocrisia, dizia: “O que ela está gastando nos pés de Jesus poderia ser usado para os pobres”.
Sempre teremos pobres no meio de nós para cuidar, e só podemos cuidar (de verdade) dos pobres quando cuidamos de Jesus, quando estamos aos pés d’Ele. Não é para desprezar os pobres, pelo contrário, precisamos primeiro ir aos pés de Jesus para saber servir a pobreza, que é a humanidade em que vivemos.
Não fazemos assistencialismo, encontramos Jesus que está aos nossos pés e nos colocamos aos pés d’Ele para adorá-Lo, nos entregarmos totalmente a Ele, para encontrarmos no pobre a pessoa de Jesus. Por isso, a primeira atitude do pobre é sempre colocar-se aos pés de Jesus.
Não podemos cair naquela visão assistencialista de que, fazemos muito pelos pobres ou de que trabalhamos nas ruas. O primeiro lugar que nos dirigimos é aos pés de Jesus, O adoramos e nos colocamos inteiramente aos pés d’Ele. Quando não fazemos isso, nos perdemos naquilo que realizamos, nos perdemos no nosso trabalho, nas nossas obrigações. Nos perdemos porque falta o referencial.
O nosso referencial é Jesus que está nos pobres, nos doentes, nos sofredores, na humanidade em que vivemos. Encontramos Jesus em cada um, assim, não nos decepcionamos, não nos machucamos e nosso coração não se fere por qualquer coisa quando temos um referencial. O nosso referencial é sempre estar aos pés de Jesus!
Deus abençoe você!







Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.













Liturgia Diária, 26 de Março de 2018.



Semana Santa
Cor litúrgica: roxo


Primeira leitura: Isaías 42, 1-7
Leitura do livro do Profeta Isaías:

1“Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega, mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos”. 5Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6“Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus


Salmo 26 (27)

- O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?

R: O Senhor é minha luz e salvação.

- Quando avançam os malvados contra mim, querendo devorar-me, são eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem.

R: O Senhor é minha luz e salvação.

- Se contra mim um exército se armar, não temerá meu coração; se contra mim uma batalha estourar, mesmo assim confiarei.

R: O Senhor é minha luz e salvação.

- Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

R: O Senhor é minha luz e salvação.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 12, 1-11

- Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
- Salve, nosso rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros;

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. 4Então falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para as dar aos pobres?” 6Judas falou assim não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. 7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”. 9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. 10Então os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor


domingo, 25 de março de 2018

Cristão autênticos



É preciso ser autêntico e fiel à Igreja e à crença a qual você abraçou
Vale a pena se perguntar: “Sou outro Cristo? Cristo vive em mim?”. Não podemos viver de teorias.
Peço sempre a Jesus que minha vida não seja uma teoria. Que minhas pregações, minhas orações, minha vida carismática, minha vida católica, minha vida de casada, minha vida fraterna e meu compromisso de consagrada numa comunidade de vida em favor do povo, não sejam uma teoria!
E sua vida, não tem sido uma teoria? Você vai à Missa aos domingos, mas, ao sair da igreja, se esquece de que é cristão e de que tem o Espírito Santo? Esquece-se de que é um Cristo para os outros?
Vai à Missa, mas também, vai a outras denominações? Vai às celebrações cristãs, mas acredita e consulta horóscopos? Busca aquele jornalzinho, aquelas revistas poluidoras da mentalidade cristã?
É preciso ser autêntico e fiel à Igreja e à crença a qual você abraçou. Talvez você o faça por curiosidade ou até mesmo porque as pessoas convidam e, por respeito a elas, não sabemos dizer não.
Muitos de nós frequentamos tais coisas por desconhecimento, mas, chega um momento em que Deus nos visita em nossa ignorância e, se formos dóceis, experimentaremos Sua infinita misericórdia.
Ser cristão para nós é um título de honra. Quando temos coragem de renunciar a vida passada e abraçamos a Vida Nova em Jesus Cristo.
Jesus eu confio em vós!








Luzia Santiago
Cofundadora da Comunidade Canção Nova.













A frustração da espera de um grande amor


E se o “grande amor” não chegar? Onde está realmente fundamentada a nossa realização e felicidade?
Ter alguém ao lado para partilhar a vida, dar risada de bobeiras, dividir dores, frustrações, fazer planos e realizar sonhos é o desejo de muitas pessoas, e isso tende a começar cedo. As meninas, principalmente, entram em contato com as fantasias dos contos infantis e inserem o romance em seu projeto de vida, sem se esquecerem do toque especial do grande encontro com o príncipe encantado.


A demora da chegada
Na verdade, esses desejos são legítimos e traduzem o profundo desejo humano de ser e estar com o outro, de sentir-se amado, acolhido em seus fracassos e acompanhado por alguém que seja testemunha de uma vida que anseia ser vivida a dois.
Entretanto, o encontro com o tão desejado “grande amor” pode não ocorrer no tempo esperado. A demora pode prolongar-se por meses e até anos, gerando sentimentos de angústia, tristeza e desesperança. Alguns, inclusive, deprimem-se, por sentirem que suas vidas perdem o sentido pela ausência de alguém com quem partilhar os dias, os quais parecem mais cinzas pelo peso da solidão.
É aí que se encontra uma questão extremamente importante: onde está localizada essa dor? Qual o motivo real da tristeza e solidão sentidas? E se o “grande amor” não chegar? Onde está realmente fundamentada a nossa realização e felicidade?
São questões um pouco difíceis de responder, pois, envolvem certa dose de coragem e capacidade para lidar com a próprias fragilidades, incapacidades e algumas posturas infantis que carregamos sem perceber. Mas vamos lá! Mexer nas feridas pode ser bem doloroso, mas garanto que o processo trará excelentes resultados!
Antes de mais nada, sugiro que faça uma análise de como estão todas as dimensões da sua vida, incluindo o cuidado com a saúde, com os relacionamentos familiares, vivência com amigos e colegas de trabalho ou faculdade. E sua atenção para com a vida espiritual, como anda? Você tem lido coisas boas, alimentado bem seu corpo, sua mente e seu espírito?

Como se sentir feliz
Quando não focamos apenas na dimensão afetiva e amorosa, descobrimos que existem inúmeras maneiras de nos sentirmos plenos e felizes, em paz. Se permitirmos deixar cair alguns véus de idealismos e fantasias, daremo-nos conta de que cada ser humano é completo, tem a capacidade de ser feliz e plantar sementes de realização em todos os terrenos por onde transitar.
Temos tendência a projetar no futuro a realização de todos os sonhos e guardar um lugar seguro onde tudo está perfeito e realizado. Essa postura nos impede de enxergar encantos no presente e descobrir que aquele plano que queremos realizar começa hoje, agora. É lindo quando fazemos o exercício de reconhecer as conquistas que já tivemos e identificamos as vitórias que compõem a nossa história. Mas, é claro que, só alcançaremos nossos objetivos se soubermos em qual lugar queremos chegar.

Projeto de vida para uma realização pessoal
Para isso, algo fundamental deve ser trabalhado constantemente: o seu projeto de vida. Que ser humano é você e quais são os seus planos profissionais, pessoais, espirituais e acadêmicos? Quais os planos para o amor? Por onde deseja viajar? Que livros quer ler? Que tipo de conhecimentos quer adquirir? Que posturas deseja ter diante das adversidades e conquistas do caminho? Que legado quer deixar para o mundo? Se puder fazer uma lista dos desejos que possui para as outras dimensões da sua vida, poderá enxergar de forma mais palpável que existem inúmeros motivos para estar vivo.
Uma via interessante de realização pessoal é aprender a ser uma ótima companhia para si mesmo e perguntar-se: gosto de estar comigo e descobrir as maravilhas que existem em mim? Indo além: eu sou o amigo que gostaria de ter? Sou para o outro o que gostaria de receber? Se depois de uma reflexão sincera, a resposta “não” aparecer para uma ou mais dessas questões, sugiro que a aventura de amar-se seja uma prioridade. Na relação humana, só podemos doar o que possuímos, assim, se no nosso projeto de vida o relacionamento amoroso está incluso, aprenda inúmeras formas de amar de verdade, a começar por você e por quem está na sua vida hoje.

Revisão do passado
Treine possibilidades de surpreender-se com quem você é, visite seu passado, reconcilie-se consigo mesmo, perdoe-se, comece uma linda história de amor com o ser humano incrível que reside aí, no corpo que você é. Aproxime-se também dos amigos e familiares, exercite o perdão e o convívio pacífico com aqueles que lhe são caros. Esse processo pode exigir uma dose de esforço, persistência, paciência e criatividade; mas essas são características de um bom namorado, uma boa esposa, um companheiro para a vida. Então, por que não começar agora a desenvolver e aperfeiçoar essas características, mesmo sem aquele “amorzinho” por perto?
O primeiro beneficiado será você, certamente! Poderá descobrir que a espera pela sonhada “alma gêmea” também é um tempo muito frutífero, cheio de novidades, aprendizados e a possibilidade de ser alguém completo e feliz no presente, que irá transbordar amor quando o outro chegar.




Milena Carbonari
Palestrante em empresas, escolas e comunidades, a psicóloga Milena Carbonari é pós-graduanda em Educação e Terapia Sexual e terapeuta de EMDR (tratamento de traumas e fobias).