quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Eucaristia nosso tesouro


Viva a Eucaristia de modo diferente
Não há câncer pior do que aquele que atinge a nossa fé. Mas também não há remédio mais poderoso e eficaz para esse mal do que a Eucaristia. O Senhor quer curar toda impiedade e incredulidade.
Por isso é hora de reagir! O que o médico mais espera, em qualquer tratamento, é a reação do organismo. Se ele não reage, o médico sabe que nenhum remédio ou terapia adiantará.
Viva a Eucaristia de modo diferente! Participe da Santa Missa vivendo cada momento em profunda oração. O sacrifício de Jesus é renovado em cada missa celebrada, e depois Ele continua vivo, presente em todos os Sacrários.
Podemos adorá-lo muitas vezes, sempre que quisermos. Mesmo que não sintamos, nem vejamos nada, a não ser aquela hóstia guardada no Sacrário, adoremos: ali, está o Senhor! Se ficamos expostos ao sol, nossa pele, nosso corpo se modifica, porque os raios de sol penetram em nós.
Com a Eucaristia é assim também: apesar de não vermos nem sentirmos, Jesus está presente, ressuscitado, com seu corpo glorioso, irradiando luz mais intensa do que a do sol, derramando bênção, graça, cura e transformação sobre nós. Santa Teresa d’Ávila, quando estava em adoração a Jesus na Eucaristia, repetia muitas vezes esta oração: “Meu Deus, não vejo, não sinto, mas creio”.
Quanto mais o visitamos no sacrário e o recebemos em comunhão, mais receberemos as curas de que precisamos, e assim iremos nos transformando, porque a luz, que é Jesus, vai impregnar o nosso coração e todo o nosso ser.
Deus o abençoe!









Seu irmão,Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova.






Santo do Dia - 24.01.2018




São Francisco de Sales, doutor da Igreja
São Francisco é fundador da Ordem da Visitação, titular e patrono da família salesiana
Este santo nasceu no Castelo de Sales em 1567. Sua mãe, uma condessa, buscou formá-lo muito bem com os padres da Companhia de Jesus, onde, dentre muitas disciplinas, também aprendeu várias línguas. Muito cedo, fez um voto de viver a castidade e buscar sempre a vontade do Senhor. Ao longo da história desse santo muito amado, vamos percebendo o quanto ele buscou e o quanto encontrou o que Deus queria.
Anos mais tarde, São Francisco escreveu “Introdução à vida devota” e, vivendo do amor de Deus, escreveu também o “Tratado do amor de Deus”.
Certa ocasião, atacado pela tentação de desconfiar da misericórdia do Senhor, ele buscou a resposta dessa dúvida com o auxílio de Nossa Senhora e, assim, a desconfiança foi dissipada. Estudou Direito em Pádua, mas, contrariando familiares, quis ser padre. E foi um sacerdote que buscou a santidade não só para si, mas também para os outros.
No seu itinerário de pregações, de zelo apostólico e de evangelização, semeando a unidade e espalhando, com a ajuda da imprensa, a sã doutrina cristã, foi escolhido por Deus para o serviço do episcopado em Genebra. Primeiro, como coadjutor, depois, sendo o titular. Um apóstolo do amor e da misericórdia. Um homem que conseguiu expressar, com o seu amor e a sua vida, a mansidão do Senhor.
Diz-se que, depois de sua morte, descobriu-se que sua mesa de trabalho estava toda arranhada por baixo, porque, com seu temperamento forte, preferia arranhar a mesa a responder sem amor e sem mansidão para as pessoas.
Doutor da Igreja, é fundador da Ordem da Visitação, titular e patrono da família salesiana, fundada por Dom Bosco, que se inspirou nele ao adotar o nome [salesiano]. Também é patrono dos escritores e dos jornalistas devido ao estilo e ao conteúdo de seus escritos.
Esse grande santo da Igreja morreu com 56 anos, sendo que 21 deles foram vividos no episcopado como servo para todos e sinal de santidade.
Peçamos a intercessão desse grande santo para que, numa vida devota e vivendo do amor de Deus, possamos percorrer o nosso caminho em busca de Deus em todos os caminhos.
São Francisco de Sales, rogai por nós!

Homilia - 24 de Janeiro de 2018


A Palavra de Deus é semeada no nosso coração

Render-se à Palavra de Deus é o caminho da transformação e da luz, para a vida de cada um de nós
“O semeador semeia a Palavra. Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada” (Marcos 4,14-15).

A grande graça é esta: o Reino de Deus, a Palavra de Deus é semeada no nosso coração, acolhemos essa Palavra. Você está (lendo a esse texto), escutando a mim ou me vendo agora, porque está acolhendo a Palavra de Deus. Não semeio outra palavra ao seu coração, sem ser a Palavra de Deus.
Quando acolhemos, guardamos e meditamos a Palavra, ela cai no nosso coração, começa a crescer, produzir frutos e mudar a nossa vida. Escuto testemunhos de pessoas que dizem: “Padre, eu escutei, meditei o Evangelho e comecei a transformar a minha vida, e sou testemunho diante de muitos que conheço, que acolhem a Palavra de Deus com serenidade”. Com essa seriedade e profundidade, a Palavra começa a transformar a nossa vida.
As pessoas querem os nossos conselhos, as nossas orientações, querem uma direção para a vida delas, mas toda e qualquer direção que possamos dar para direcionar a nossa vida ou a de outras pessoas, vem da Palavra de Deus. Render-se à Palavra de Deus, colocar-se para viver essa Palavra, é o caminho da transformação e da luz, para a vida de cada um de nós. Temos que prestar atenção no seguinte aspecto: a Palavra de Deus está nos dizendo que satanás tira a Palavra que foi semeada em nosso coração, então, fiquemos atentos e não deixemos que a Palavra seja roubada!
Às vezes, você escuta todos os dias o Evangelho, medita a Palavra de Deus, mas as distrações, preocupações, tensões, as situações que vivemos na vida: roubam, esmagam, sufocam, retiram a graça da Palavra de Deus do nosso coração.
Não nos deixemos levar pelas preocupações, pelas ilusões do mundo. Não nos deixemos levar pelos prazeres do mundo, para que a Palavra de Deus não perca a força transformadora que exerce em nossa vida, e em nosso coração.
Deus quer que a Sua Palavra produza frutos na nossa vida; trinta por um, setenta por um, cem por um; aqui não importa a quantidade, e sim que nós cuidemos para que a Palavra de Deus seja cultivada, e assim, possamos colher muitos frutos, porque a Palavra de Deus é vida eterna para nós.
Deus abençoe você!





Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.



Liturgia Diária, 24 de Janeiro de 2018


Primeira leitura: Samuel 7, 4-17
Início do segundo livro de Samuel:
Naqueles dias, 4a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5“Vai dizer ao meu servo Davi: ‘Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar? 6Pois eu nunca morei numa casa, desde que tirei do Egito os filhos de Israel até o dia de hoje, mas tenho vagueado em tendas e abrigos. 7Por todos os lugares onde andei com os filhos de Israel, disse, porventura, a algum dos chefes de Israel, que encarreguei de apascentar o meu povo: Por que não me edificastes uma casa de cedro?’ 8Dirás pois, agora, ao meu servo Davi: ‘Assim fala o Senhor todo-poderoso: Fui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 9Estive contigo em toda parte por onde andaste e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos homens mais famosos da terra. 10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos. E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então suscitarei, depois de ti, um filho teu e confirmarei a sua realeza. 13Será ele que construirá uma casa para o meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real. 14Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele proceder mal, eu o castigarei com vara de homens e com golpes dos filhos dos homens. 15Mas não retirarei dele a minha graça, como a retirei de Saul, a quem expulsei da minha presença. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre’”. 17Natã comunicou a Davi todas essas palavras e toda essa revelação.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 88 (89)
- “Eu firmei uma aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração, garantirei o teu reinado!
R: Guardarei eternamente para ele a minha graça.
- Ele então me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!’ E por isso farei dele o meu filho primogênito, sobre os reis de toda a terra farei dele o rei altíssimo.
R: Guardarei eternamente para ele a minha graça.
- Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha aliança indissolúvel. Pelos séculos sem fim conservarei sua descendência, e o seu trono, tanto tempo quanto os céus, há de durar.
R: Guardarei eternamente para ele a minha graça.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 4,1-20
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou;
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. 2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. 8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós foi dado o mistério do reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem, mas não enxerguem, escutem, mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”. 13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a palavra. 15Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a palavra foi semeada; logo que a escutam, chega satanás e tira a palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso são aqueles que ouvem a palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo desistem. 18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a palavra; 19mas, quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a palavra e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

O Senhor não sabe dizer não àqueles que lhe dizem sim

É preciso agradar ao Senhor sem desperdiçar nenhuma oportunidade
“Caríssimos, (…) qualquer coisa que pedirmos, d’Ele receberemos” (1Jo 3,22).
A Palavra de Deus é muito clara neste dia de hoje: só precisamos guardar os Seus mandamentos e fazer o que é de Seu agrado.
Toca-me muito a frase da beata Jacinta Marto, que ainda criança, viu Nossa Senhora de Fátima e, a partir daí, procurou agradar Nosso Senhor em tudo, sem desperdiçar nenhuma oportunidade.
“Quando uma alma aprende a cumprir a vontade divina, torna-se senhora do coração do próprio Deus, porque o Senhor não sabe dizer não àqueles que lhe dizem sim.’’
Aprendamos com ela a sempre dizer sim à vontade de Deus e em tudo agradá-lo.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago
Cofundadora da Comunidade Canção Nova.


O Senhor quer nos dar o essencial: a vida eterna



Precisamos centralizar a nossa vida no que é essencial

Se somos de Jesus e acreditamos n’Ele, mesmo sem possuir bens materiais, teremos vida e ressurreição. Se tivermos muitos bens, mas não tivermos Jesus, seremos as mais infelizes de todas as criaturas.

Precisamos centralizar a nossa vida no que é essencial, no nosso principal objetivo: a vida eterna. Caminhamos como peregrinos por este mundo para chegar a ela. Não atingindo esse objetivo, teremos desviado o sentido da nossa vida.
Felizes os que buscam o Senhor, os que se entregam a Ele, porque creem nele. Tudo o mais virá por acréscimo. É o próprio Senhor quem cuida de nós e nos dá ânimo e coragem, para batalhar pelo pão de cada dia. O essencial, porém, é o Pão da Vida.
Deus o abençoe!
Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova.

domingo, 21 de janeiro de 2018

O Sacramento do matrimônio

É uma obra linda, que ocupará a vida inteira, por isso mesmo, não pode ser interrompida

Homem, você não se casou apenas para ser feliz nessa vida, nem mesmo para ter filhos e netos.

O sacramento do matrimônio vai muito além disso. Deus tomou uma de suas filhas, amada, escolhida, e a confiou a você! O propósito de Deus é que você se gaste no amor, na dedicação, no sacrifício, na entrega por sua esposa, a ponto de entregá-la para Deus santa, sem mácula e irrepreensível, como nos diz a Palavra de Deus.

Que você ame sua esposa como Cristo amou a Igreja. O matrimônio tem uma realidade sobrenatural: é um mistério no qual o marido forma sua esposa à imagem de Deus, com a cooperação do Espírito Santo.

Como um artista que entalha a madeira para fazer uma linda imagem, o esposo modela sua esposa para transformá-la numa nova criatura para Deus.

É uma obra linda, que ocupará a vida inteira, por isso mesmo não pode ser interrompida. Marido, Deus lhe confiou uma obra-prima e Ele conta com você.

Não pare, não desista! Você precisa levá-la até o fim.Deus o abençoe!

Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova.