sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Mensagem - Procura-se uma alma de criança


Procura-se uma alma de criança


Procura-se uma alma de criança que foi vista, pela última vez, dentro de nós mesmos, há muitos anos...
Ela pulava, ria e ficava feliz com seus brinquedos velhos...
Exultava quando ganhava brinquedos novos, dando vida a latinhas, barbantes, tampinhas de refrigerantes, bonecas, soldadinhos de chumbo e figurinhas...

Batia palmas quando ia ao circo, quando ouvia músicas de roda, quando seus pais compravam sorvete: "chikabon, tombon, eskibon"... tudo danado de bom!

Ela se emocionava ao ouvir histórias contadas pela mãe ou quando lia aqueles livrinhos de pano que a madrinha lhe dava quando ia visitá-la...

Chorava quando arranhavam seus brinquedos, aquele aparelho de chá cheio de xícaras com que servia as bonecas ou os carrinhos de guindaste, tratores e furgões.

Fazia beiço quando a professora a colocava de castigo, mas era feliz com seus amigos, sua pureza, sua inocência, sua esperança, sua enorme vontade de ser uma grande figura humana, que não somente sonhasse, mas que realizasse coisas importantes em um futuro que lhe parecia ainda tão longínquo.

Onde ela está? Para que lado ela foi?

Quem a vir, que venha nos falar...
Ainda é tempo de fazermos com que ela reviva, retomando um pouco da alegria da nossa infância e deixando a alma dar gargalhadas, pois, afinal, "ainda que as uvas se transformem em passas, o coração é sempre uma criança disposta a pular corda".

Para não deixar morrer a criança que todos temos dentro de nós...
deixe-a sair, brincar e sonhar...

Uma das poucas coisas que ainda podemos fazer sem ter de pagar impostos!

O tempo é muito lento para quem espera.
Muito longo para quem sofre.
Muito rápido para quem aproveita.
Mas para quem ama o tempo não existe.

Autor Desconhecido 



Mensagem - Pe. Zezinho, scj

Criado por Deus

 

Deus não fabrica lixo, logo, ao me criar, criou um ser importante, que não existia antes e não será nunca mais repetido. Não haverá nunca outra pessoa exatamente como eu, dure o mundo o tempo que durar. Deus não faz clones. Só o ser humano é capaz de tal aberração. Quem não sabe criar, copia, e copia mal!

Quando digo que Deus me criou, parece-me perfeitamente válido, necessário até, que eu coloque o meu ser de indivíduo criado por Deus, como o de um ser privilegiado. Ele podia, no concerto da criação, ter criado tudo o que lhe aprouvesse, menos eu. Se no meio de bilhões, bilhões e bilhões de criaturas Ele escolheu criar também a mim, é porque também tenho um significado no Seu projeto e na Sua obra.

Aqui, ao usar a palavra "eu", nós não estamos sendo egoístas e, neste caso, nem excludentes, nem exclusivistas. Toda vez que, agradecido, eu louvo a Deus pela chance que me deu de ser alguém, com a minha atitude estou entrando no concerto da criação e dizendo a Deus: "Muito obrigado, Tu que és aquele que é e deste-me a graça de ser quem sou. Mas assim como Tu és quem és para tudo e para todos, eu também quero ser alguém para os outros. O meu ser só existe em função do Teu ser e da Tua criação. O meu ser perde a importância se não for em função dos outros".
Todos esses sentimentos são lindos e maravilhosos de se ter e devemos mantê-los, porque, sem isso, jamais manteremos o nosso lugar aqui, agora, já, no concerto da criação. Oremos para entendermos isso.











Pe. Zezinho, scj


O dom da paciência


Uma virtude que nos falta é a paciência

Meus irmãos, no mundo atual, com a correria diária, uma virtude que nos falta é a paciência. Acordamos cedo, pegamos ônibus cheio, o trabalho é muito exigente, somos cobrados o tempo todo, e quando chegamos em casa, a única coisa que queremos é o descanso. O marido ou a esposa quer o jantar, temos filhos para educar, as contas para pagar, coisas para fazer… todas estas atividades nos cansam e nos estressam.



Mas, uma virtude que precisamos ter para superar as dificuldades da vida é a paciência. Ela nos educa na hora de falar, na hora de agir, na hora de continuar…Percebo na minha vida que em tudo precisamos ter paciência, em tudo precisamos saber esperar, pois as armadilhas do demônio são para que percamos o rumo, para brigarmos e nos desestruturarmos.

Santa Teresinha diz que a paciência tudo alcança, então, peçamos esta graça a Deus. A paciência é uma virtude e precisa ser exercitada, por isso, que a cada momento possamos exercitar e querê-la para poder superar o estresse da rotina diária.

Que Deus e Nossa Senhora nos abençoe!

Seu irmão,
Wellington da Silva Jardim (Eto)
Cofundador da Comunidade Canção Nova e administrador da FJPII

Por que eu preciso guardar a virgindade?



Quando guardamos a virgindade, estamos nos privando das impurezas

É incrível como o mundo e a tentação são cruéis com os jovens! Muitos rapazes se “queimam” muito cedo na sexualidade. Sei que muitos deles gostam de se exaltar contando aventuras e vantagens a respeito disso, mas, francamente, infeliz de quem perdeu a virgindade tão cedo! O certo era ter permanecido virgem até o casamento. O mesmo vale para as garotas.

É que o mundo inverteu os valores. No entanto, a verdade não se faz pela maioria. Creia nisso! Se você fosse a um rio e encontrasse lá muito cascalho e pouquíssimo ouro, o que você pegaria: o primeiro ou o segundo? Claro que pegaria o segundo [ouro]! Repito: a verdade não se faz pela maioria. Não é porque muitos perderam a virgindade, que você também precisa perdê-la.



Se você é rejeitado por querer se manter virgem e casto, não se sinta menosprezado por isso. Pelo contrário, você é mais! Se os rapazes “se queimam” quando têm relações antes do casamento, a “queimadura” para as mulheres é muito mais dolorosa. Nesse imenso desafio de viver pureza e castidade, é triste ver pai e mãe aconselhando seus filhos a usar camisinha, porque, “afinal de contas, ninguém consegue se segurar”. É uma falsa prevenção! Os que “se queimam” e perdem a virgindade são vítimas deste mundo e de seus valores distorcidos, por isso temos de voltar àquilo que Tobias disse a Sara: “Porque somos filhos dos santos, não nos devemos casar como os pagãos que não conhecem Deus”.

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova.

Santo do Dia - 09.10.2015



 São João Leonardo, fundou a Companhia da Doutrina Cristã

Testemunhou que grandes renovações na Igreja e fora, partem de grandes corações apaixonados por Jesus e pela humanidade

São João Leonardo nasceu em Lucca, na Toscana (Itália), em 1541. Seguiu a profissão de seu pai (farmacêutico), até que respondeu sim ao sacerdócio. Tocado pelo abandono das crianças, sem escola e sem educação religiosa, São João Leonardo fundou a “Companhia da Doutrina Cristã”, visando a catequese das crianças, assim como instituiu a “Congregação dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus”, com o carisma correspondente a educação popular e promoção da vida sacramental.

Depois de voltar da piedosa romaria que fez para o Santuário de Nossa Senhora de Loreto, São João Leonardo passou em Roma, onde fundou a “Propaganda da Fé”, como local de formação do Clero em terras de missão e assistência às vítimas da peste. Amigo de vários outros santos, como São Felipe Néri, São José Calazans e São Camilo de Léllis, testemunhou que grandes renovações na Igreja e fora, partem de grandes corações apaixonados por Jesus e pela humanidade.

São João Leonardo partiu para a glória no ano de 1609, ao consumir-se na assistência à Jesus Cristo na pessoa de inúmeros doentes.

São João Leonardo, rogai por nós!

Homilia Diária - 09.10.2015




Permita que a graça de Deus preencha o seu coração

Precisamos limpar, lavar, purificar, mas também preencher o nosso coração. Não podemos deixar o nosso coração vazio, sem colocar nada no lugar das coisas negativas que um dia fizeram parte dele

“No fim, esse homem fica em condição pior do que antes.” (Lucas 11, 26)



A Palavra de Deus, que vem ao nosso encontro no dia de hoje, coloca-nos diante de duas temáticas importantes. A primeira delas é que todo reino que se divide contra si mesmo, se autodestrói; toda casa que se divide, se destrói.

Tudo aquilo que é dividido não subsiste. Vivemos num mundo, numa sociedade, onde as divisões estão presente em todas as esferas.

‘Divisão’ é diferente de ‘diversidade’. A sociedade comporta a diversidade de pensamentos, de sentimentos, de opiniões, muitas delas diversas e controversas entre si. O que não dá para suportar é a divisão por causa do diferente.

Nós iremos destruir nossa pátria, nosso país, o mundo em que vivemos, se insistirmos em ficarmos divididos, separados e atacarmos uns aos outros. Nós iremos, cada vez mais, destruir os valores existenciais e fundamentais de um país, de uma cidade ou seja lá do que for.

Existem pessoas que parecem que carregam pólvora nas mãos, por onde andam lançam essa pólvora para semear a divisão, a controvérsia e, simplesmente, colocar as pessoas umas contra as outras.

No Reino de Deus isso acontece nos grupos de oração, nas comunidades, em nossas paróquias, onde quer que estejamos. Não tenha medo de divergir, de pensar diferente, de apresentar um contraponto, mas, por favor, não seja a causa de divisão, de destruição onde você se encontra. Saiba unir, saiba viver e conviver com o diferente, com quem pensa de modo adverso, mas não seja o semeador da divisão.

Do outro lado, a Palavra de Deus também aponta-nos uma situação dramática para a nossa vida. Sabemos que Deus nos purifica, nos renova, sabemos que quando Ele age em nossa vida, tira de nós os espíritos malignos, as coisas ruins que, muitas vezes, estão nos atormentando.

É importante não nos esquecermos que não basta tirar, não basta limpar, purificar, se não colocamos nada no lugar. Não adianta nada limpar um terreno, tirar todo o lixo, tirar dali tudo que não presta, se você não cuida e não coloca outra coisa naquele terreno, logo vai surgir mato e outras coisas; porque você limpou, mas não cuidou.

Em nosso coração também é assim, precisamos limpar, lavar, purificar, mas também preencher. Não podemos deixar o nosso coração vazio, sem colocar nada no lugar das coisas negativas que um dia fizeram parte dele.

Por isso, precisamos dia a dia encher-nos da graça de Deus, da Palavra de Deus, preencher-nos da presença do Senhor, porque onde Ele está o espírito maligno não pode habitar.

Permitamos que a graça de Deus nos encha com os dons do Alto!

Deus abençoe você!









Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.



Liturgia Diária - 09.10.2015




Primeira leitura: Joel 1, 13-15; 2, 1-2
Leitura da profecia de Joel:

13Ponde as vestes e chorai, sacerdotes, gemei, ministros do altar. Entrai no templo, deitai-vos em sacos, ministros de Deus; a casa de vosso Deus está vazia de oblações e libações. 14Prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembléia, congregai os anciãos e toda a gente do povo na casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor: 15'Ai de nós neste dia! O dia do Senhor está às portas, está chegando com a força devastadora da tempestade. 2,1Tocai trombeta em Sião, gritai alerta em meu santo monte; tremam os habitantes da terra, que está chegando o dia do Senhor, ele está às portas. 2É um dia de escuridão fechada, dia de nuvens e remoinhos; como aurora espraiada nos montes, assim é um povo numeroso e forte, tal como jamais se viu algum outro nem jamais se verá, até aos anos de gerações futuras.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus



Salmo 9

- Senhor, de coração vos darei graças, as vossas maravilhas cantarei! Em vós exultarei de alegria, cantarei ao vosso nome, Deus Altíssimo!

R: O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça

- Repreendestes as nações, e os maus perdestes, apagastes o seu nome para sempre. Os maus caíram no buraco que cavaram, nos próprios laços foram presos os seus pés.

R: O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça

- Mas Deus sentou-se para sempre no seu trono, preparou o tribunal do julgamento; julgará o mundo inteiro com justiça, e as nações há de julgar com equidade.

R: O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça



Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 15-26

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Agora o príncipe deste mundo há de ser lançado fora; quando eu for elevado da terra, atrairei para mim todo ser (Jo 12, 31s)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio: 15Mas alguns disseram: 'É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.' 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: 'Vou voltar para minha casa de onde saí'. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes.'

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

Momento Certo = Kairós = Tempo de Deus


                            PAZ E BEM!!!

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Padre Marcelo Rossi
Momento Certo = Kairós = Tempo de Deus!!!



quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Papa recorda aos fiéis: Deus jamais abandona os justos


Em homilia, Papa falou das pessoas cuja fé é colocada à prova, lembrando que, por mais que haja sofrimentos na vida, os justos não são esquecidos por Deus

Na homilia desta quinta-feira, 8, na Casa Santa Marta, o Papa Francisco falou sobre justos e ímpios. O Santo Padre enfatizou que Deus jamais abandona os justos; já aqueles que semeiam o mal são
como desconhecidos, dos quais o céu não recorda o nome.



A reflexão de Francisco se concentrou no exemplo de tantas pessoas cuja fé convicta é colocada à prova pelos dramas da vida: qual é o proveito que se tira em guardar os mandamentos de Deus enquanto os soberbos progridem praticando o mal, desafiando a Deus e não sendo castigados?

“Quantas vezes vemos esta realidade em muitas pessoas más, em pessoas que fazem o mal e parece que na sua vida tudo vai bem: são felizes, têm tudo o que querem, não lhes falta nada. Por que Senhor? É um dos muitos porquês. Por que para aquele cara de pau que não liga para nada nem para Deus e nem para os outros, que é uma pessoa injusta e má, tudo corre bem em sua vida, tem tudo aquilo que quer e nós que queremos fazer o bem temos tantos problemas?”



A resposta a essas perguntas o Papa retira do Salmo do dia, que proclama: “bem-aventurado” o homem “que não entra no conselho dos ímpios” e que “encontra a sua alegria” na “lei do Senhor”. Francisco explicou que agora não se vê os frutos das pessoas que sofrem, assim como não se viam, na Sexta-Feira Santa e no Sábado Santo, os frutos do Filho de Deus.

“E o que o diz o Salmo sobre os ímpios, sobre aqueles que nós pensamos que vai tudo bem? ‘Não são assim os ímpios, mas são como a palha que o vento disperde. Porque o Senhor acompanha o caminho dos justos, enquanto o caminho dos ímpios perece”.



Como exemplo, Francisco citou a parábola evangélica de Lázaro, símbolo de uma miséria sem saída, e do homem que lhe negava até as migalhas que caíam de sua mesa. “O curioso daquele homem é que não se diz o nome. É somente um adjetivo: é um rico. Dos ímpios, no Livro da Memória de Deus, não há nome: é um ímpio, é um trapaceiro, é um explorador… Não tem nome, somente adjetivos. Ao invés, todos os que buscam caminhar na via do Senhor estarão com seu Filho, que tem o nome, Jesus Salvador. Mas um nome difícil de entender, inclusive inexplicável para a provação da cruz e por tudo aquilo que Ele sofreu por nós”.


Orar é conversar com Deus




Encontramos, todos os dias, pessoas que nos dizem: ‘Reze por mim, ore por minha intenção!’. Mas, realmente, levamos a sério os pedidos que chegam até nós? Tomei um propósito, quando alguém me suplica oração, eu imediatamente oro por ela ou até com ela.

Jesus quer que oremos uns pelos outros. Ele nos encoraja a orarmos confiando na ação do Espírito Santo: 

“Pedi e recebereis; procurai e encontrareis;
batei e vos será aberto. Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra;
e, para quem bate, se abrirá. Será que algum de vós que é pai,
se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus,
sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo
aos que o pedirem!” (Lc 11,9-13)



Orar é conversar com Deus como conversar com um amigo, com sinceridade de coração.
O Pai do céu sabe do que necessitamos e tem gosto em nos ouvir e atender.

‘Senhor Jesus, olha o nosso coração. Com fé, nos apresentamos no trono da graça, pedimos perdão pelas nossas falhas e pecados, dai-nos a salvação! Senhor Jesus, em Seu Nome suplicamos ao Pai por uma graça especial do nosso coração (façamos o nosso pedido).'

Pai das Misericórdias, Deus de toda consolação, ouvi-nos!
Pelo Papa Francisco e por todos os bispos reunidos, derramai o Espírito Santo!

Vinde Espírito Santo sobre todos nós!

Luzia Santiago

Momento Certo = Kairós = Tempo de Deus



PAZ E BEM!!!

Procure demonstrar firmeza em todos os momentos. A pessoa sem coragem de defender suas opiniões é como uma folha na ventania. Nunca sabe para aonde está sendo levada..

Padre Marcelo Rossi
Momento Certo = Kairós = Tempo de Deus!!!



As bem-aventuranças




Felizes são os pobres com espírito
E aqueles que compartem com os pobres
Os riscos e a esperança,
Porque eles têm o reino em suas vidas! Contrariamente a toda propaganda
De produtos que dão felicidade,

Felizes os aflitos,
Porque eles sentirão em suas cruzes
A ternura de Deus que é pai e mãe!
Felizes os que sabem vencer-se,
Na conquista da mansidão diária:
A terra será deles!

Felizes são aqueles que são justos
E buscam a justiça
E a defendem e a forjam
E sentem fome e sede
Da justiça do reino:
O reino saciará sua utopia!

Felizes os que têm misericórdia
E não deixam passar um sofrimento
Sem achegar-se dele
E nele derramar-se, no óleo e no vinho: Eles encontrarão misericórdia!



Felizes os que trazem
Um coração sincero
E limpo seu olhar:
Mesmo na noite escura
Eles verão a Deus!
Filhos do Deus da paz,
Irmãos daquele que é a nossa paz,

Felizes os que lutam em paz e pela paz,
Os construtores
Da estranha paz do reino:
Deles é o shalom, o axé, a paz!

Felizes sois todos os perseguidos
Por causa da justiça,
Nas lutas pela terra do campo e da cidade, Nas lutas do trabalho,
Nas lutas pela vida.

Felizes vós, profetas,
Malditos do sistema,
Pichados pela ordem,
Jogados no escanteio do templo e do pretório

Felizes, alegrai-vos, o reino já é vosso! Felizes são os pobres,
Os meus pobres,
Os herdeiros do reino!

Pedro Casaldáliga 

O jovem busca a liberdade ou a escravidão?


Muitas vezes, o jovem confunde liberdade com escravidão

Quantos jovens precisam se recuperar, quantos estão por aí perdidos! O pecado é como uma picada de cobra, cujo veneno leva à morte. Aquele que entra pelo caminho do pecado acaba se tornando escravo dele. Quantos jovens dizem que são livres, mas, na verdade, estão se tornando escravos do pecado, do vício e do álcool? São escravos da própria sexualidade, das drogas e da pornografia. Quantas meninas também há por aí que não vivem sem essas coisas!

O que Deus criou de mais lindo foi a sexualidade, um meio maravilhoso dado por Ele ao casal, a fim de que se unam e se amem, mas o inimigo do Senhor a pegou [sexualidade] e a jogou na lama.



Você que é jovem tem toda a oportunidade de se livrar desses vícios que o estão destruindo. É preciso ser franco, porque o próprio Jesus afirma no Evangelho: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8,31-32).

A Canção Nova é um meio de evangelização, especialmente para os jovens, mas Deus foi estendendo isso aos adultos. Nós somos evangelizadores e vivemos para isso; não podemos nos enganar com as falsas liberdades.



Os pais precisam ter muito juízo e não facilitar as coisas para seus filhos. Quantos pais permitem que seus filhos durmam no quarto da namorada (e vice-versa) com toda a liberdade! Perderam totalmente a noção de paternidade, de filiação e de sexo. É possível reverter essa situação, mas é preciso que muitos assumam a verdade da Palavra de Deus.

“Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8,31-32).
É isso o que Deus quer para você e para muita gente. Una-se a nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Santo do Dia - 08.10.2015



São Luis Beltran, obediente a voz do Senhor

Muito se ocupou com a salvação das almas, sem descuidar de profetizar e denunciar as injustiças cometidas contra os indígenas e os negros escravos

Luis Beltran nasceu em Valência (Espanha) em 1526, e foi o tipo de jovem aventureiro, aberto aos desafios. Obediente a voz do Senhor, venceu a oposição do pai e ingressou na Ordem Dominicana para ser sacerdote.



Com passos largos em direção à santidade (tinha apenas 23 anos quando recebeu a ordenação sacerdotal), assumiu a importante função de mestre dos noviços, até que decidiu aventurar-se na evangelização do novo mundo. Na Colômbia, Luis Beltran muito se ocupou com a salvação das almas, sem descuidar de profetizar e denunciar as injustiças cometidas contra os indígenas e posteriormente contra os negros escravos.

O preço da conversão de milhares de indígenas espalhados por toda Colômbia foi o sofrimento promovido por exploradores espanhóis. Por duas vezes procuraram envenená-lo e em outras quatro ocasiões o assaltaram ameaçando-o de morte. São Luis não se deixou amedrontar e só voltou para a Espanha pela obediência aos superiores e com a intenção de melhor recrutar e formar apóstolos para a evangelização da América.



Este bondoso amigo de todos assumiu cargos de direção na Ordem Dominicana, exerceu com grande eficácia o ministério da pregação, chegando a operar inúmeras conversões e alcançar milagres. No ano de 1569 São Luis, já na Espanha como formador de futuros missionários, pôde partilhar com palavras o que viveu nas inúmeras missões. Ensinava que a arma mais eficaz na conversão das almas é uma intensa vida de oração e de muito sacrifício, e que a pregação necessita de ser acompanhada pelas boas obras, caso contrário, o mau exemplo destruiria de maneira fatal a proclamação da Boa Nova.

São Luis Beltran faleceu em Valência no ano de 1581, com 56 anos de idade. A tal ponto enriqueceu o povo e a Igreja com sua vivência missionária que o próprio pai, antes de morrer, declarou-lhe: “Meu filho, uma das coisas que mais me afligiu na vida foi ver-te frade, mas hoje, o que me consola é saber-te frade!”

São Luis Beltran, rogai por nós!


Homilia Diária - 08.10.2015

Que sejamos iluminados pela presença do Espírito Santo

Tomemos posse desta verdade, desta graça divina e, todos os dias, imploremos a Deus para que fiquemos cheios, repletos, para que sejamos iluminados, conduzidos e andemos segundo o Espírito

“Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” (Lucas, 11,13).

Que parábola maravilhosa Jesus nos dá hoje, mostrando-nos que, muitas vezes, o pai, a mãe, dão aquilo que o filho pede pela insistência dele. E seja qual for a hora, mesmo sem merecimento, o pai há de conceder aquilo que o filho está pedindo. Mesmo que seja um amigo, um vizinho, alguém que chegue tarde da noite, não queremos mais ser incomodados, mas para nos vermos livres vamos saber dar o pão, aquilo que o amigo está precisando, está nos pedindo.



Deixe-me dizer a você: a nossa oração precisa ser insistente, não podemos deixar de insistir e persistir em nossa súplica a Deus. O problema é que, muitas vezes, não sabemos o que pedir. Pedimos para satisfazer as nossas necessidades momentâneas e assim por diante. Mas, todo cristão precisa, acima de qualquer coisa, desse dom sublime que se chama: Espírito Santo.

O clamor da nossa alma, do nosso coração é para sermos banhados, tomados, conduzidos, direcionados e  iluminados pela presença amorosa do Espírito Santo de Deus.

Sabe, a presença do Espírito Santo de Deus em nós não é uma coisa qualquer. É a maior das graças! Porque, se o Espírito Santo esteve sempre junto de Deus, este tomou a iniciativa de socorrer a nossa fraqueza, de iluminar a nossa mente, a nossa inteligência, os nossos sentimentos e a nossa vontade.



Nós estamos, muitas vezes, aniquilando a nossa cabeça, quebrando a cabeça sem encontrar luz e direção; estamos perdendo a paz interior, a tranquilidade da alma, do espírito, do coração e nos esquecemos que o maior presente Deus já nos deu, se chama ‘Espírito Santo’!

Tomemos posse desta verdade, desta graça divina e, todos os dias, imploremos a Deus para que fiquemos cheios, repletos, para que sejamos iluminados, conduzidos e andemos segundo o Espírito.

Quem tem o Espírito, tem tudo! E buscar a vida, na plenitude do Espírito, é  fundamental para a nossa vida cristã, para estarmos na plena comunhão com Deus.

Vem sobre nós Espírito Santo, porque precisamos da sua presença!

Deus abençoe você!





Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Liturgia Diária - 08.10.2015

Primeira leitura: Malaquias 3, 13-20
Leitura da profecia de Malaquias:

13Vossas palavras são duras contra mim, diz o Senhor, e ainda perguntais: 14'Que dissemos contra ti?' Vós estais dizendo: 'É coisa inútil servir a Deus; que vantagem tivemos em observar seus preceitos e em levar uma vida severa na presença do Senhor dos exércitos? 15Portanto, hoje os felizardos são os soberbos, pois consolidaram-se, praticando o mal, e, mesmo provocando a Deus, estão impunes. 16Vieram, entretanto, a falar uns com os outros, os tementes a Deus. O Senhor prestou atenção e ouviu-os; em sua presença foi escrito um livro de feitos notáveis, aberto aos que temem o Senhor e têm seu nome no pensamento. 17Serão para mim o tesouro, diz o Senhor dos exércitos, para o dia que eu me reservar; hei de favorecê-los, como o pai ao filho que o serve. 18De novo vereis a distância que há entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não o serve. 19Eis que virá o dia, abrasador como fornalha, em que todos os soberbos e ímpios serão como palha; e esse dia vindouro haverá de queimá-los, diz o Senhor dos exércitos, tal que não lhes deixará raiz nem ramo. 20aPara vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus



Salmo 1

- Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

R: É feliz quem a Deus se confia!

- Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar

R: É feliz quem a Deus se confia!

- Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

R: É feliz quem a Deus se confia!



Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 5-13

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a palavra de Jesus (At 16, 14)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5E Jesus acrescentou: 'Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer', 7e se o outro responder lá de dentro: 'Não me incomoda! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães'; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem! '

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor





quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Corações ricos, corações pobres

Sagrado Coração de Jesus, receptáculo
de justiça e de amor

Nada é mais terrível que uma doença de coração. Nenhum outro órgão, quando pára, causa morte tão imediata. O reflexo sobrenatural desta realidade física é a morte do coração espiritual, que consiste no apagamento da chama da caridade.

Embora, na aparência, este homem não tenha mudado, tudo nele morreu: todas as suas obras são infecundas, todos os seus esforços são inúteis. Porque morreu o amor, embora continue vivo, não é senão um cadáver pensante que, muitas vezes, nem se deu conta de ter morrido...

Nas Escrituras, são duas as acepções do conceito de pobre: uma, significando a humildade desapegada (cf. Mt 5, 3) daquele que tem todo seu tesouro em Deus; outra, no sentido de carência (cf. Dt 15, 7), a ser suprida pelos demais em virtude do preceito da caridade. Neste último sentido, o homem que não ama é um pobre cujo coração se encontra na mais terrível das carências, porque esvaziado de seu elemento principal, sua própria essência.


Nada há de mais belo do que um coração pobre, porque humilde. Nada há mais sinistro do que um pobre coração, porque dele está ausente o amor a Deus. Assim, o homem vale pela intensidade do ardor de sua caridade, e é este, segundo São João da Cruz, o critério final do julgamento do homem, e da consequente definição de seu destino eterno: "No entardecer desta vida, sereis julgados segundo o amor". Com efeito, disse Deus, "quero o amor mais que os sacrifícios" (Os 6, 6); e se Deus quis para Si o holocausto total até de seu Filho Único, como não quererá Ele todo nosso amor?


Por isto, nada do que fazemos vale sem o amor. Como no-lo recorda o Apóstolo, toda a profecia, o conhecimento de toda a ciência, esmolas sem conta, uma fé sem medida, "se não tiver caridade, de nada valeria!" (I Cor 13, 3). A própria teologia, feita sem amor, não faz senão manipular um monte de palavras sem sentido, sem vida, sem rumo. Não apenas porque o conhecimento sem amor é estéril; mas, sobretudo, porque sendo Deus o objeto próprio da teologia, só o amor apaixonado e sem medidas dá ao homem alguma proporção com sua meta. Joseph de Maistre dizia que "a razão não pode senão falar; é o amor que canta!". Mais que apenas "dar asas ao pensamento", o amor é a força que lança a alma humana através do firmamento, como uma flecha, à busca de Deus!

Assim, mesmo alguém muito limitado intelectualmente pode atingir elevado grau de santidade, enquanto que o homem mais inteligente nunca poderá salvar-se se não amar a Deus proporcionalmente. Com efeito, os princípios indicam ao homem o caminho reto, mas é o amor quem lhe dá o ânimo para perseverar na hora da dificuldade.

Por isto, também, engana-se quem confunde amor com emoção, e coração com sentimento. O verdadeiro amor, que consiste na virtude da caridade, é feito de uma vontade firme, arrebatada por uma paixão santa e abrasada que, orvalhada pela graça, resulta na santidade mais excelsa.




Santo do Dia - 07.10.2015


Nossa Senhora do Rosário

Meditemos os Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus

Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.


A celebração de hoje convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.

A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.

Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão: “Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério”.


Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas – por isso Rosário – é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições.

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Saiba por que viver o amor de verdade



Para viver o amor de verdade é preciso ter um sentido de vida

Precisamos gastar toda nossa vida no amor e pelo amor, porque ele é essencial! Deus nos dará a recompensa por isso. Quero lembrar outra passagem que também está ligada a essa:
“O amor cobre uma multidão de pecados” (cf. I Ped 4,8).


Só pelo amor podemos fazer com que a salvação de Jesus chegue até aqueles que amamos e que passam pela nossa vida. A tentação tem nos enganado, dizendo que não podemos confiar nas pessoas e precisamos cuidar somente da nossa vida. Não, um cristão não deve nem pode agir assim, pois isso é puro paganismo, é contra a lei de Deus. Ele está nos dizendo hoje: “Carregai-vos uns aos outros nos amor de Cristo” (Ef 4,2)

O amor nos leva à perfeição, nele está a nossa salvação. Amor é suporte, e quem ama perdoa, luta, exorta, alegra e chora junto. Quem ama de verdade anima, não desiste do amado. Amar, amar e amar sempre! Deus é amor. Fomos criados à imagem e semelhança d’Ele, portanto, dentro de nós só podem ficar o amor e o que nos ajuda a amar. O contrário disso é tóxico e venenoso. Somos feitos para o amor! Por isso precisamos vivê-lo em plenitude. Para vivermos bem essa proposta, precisamos ter fé e confiança em Deus, sobretudo, decidir vivê-lo.

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


Liturgia Diária - 07.10.2015



Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 1, 12-14
Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Depois que Jesus foi elevado ao céu, 12os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. 13Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. 14Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus



Salmo Lc 1

- A minh'alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador

R: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!

- Pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!

R: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!

- Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

R: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!

- Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

R: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!

- Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

R: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 26-38

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! (Lc 1, 28)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. 34Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' 35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor